, , , , ,

I COLÓQUIO DE IDEOLOGIA POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS


Chegando ao fim do I Colóquio de Ideologias Políticas e Movimentos Sociais, que aconteceu no dia 09-11-2012, o evento contou com a participação da aluna de Graduação de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Marlise Paz dos Santos, além disso, o Professor Coordenador do Grupo de Estudos Nadir Lara Junior compôs a mesa, como também a mestranda adjunta do Grupo Letícia Pereira Maria. Neste dia a temática do Colóquio pôde ser definida como: Negro e Tradicionalista no Vale dos Sinos. Elementos para uma análise sobre produções discursivas sobre o negro do Centro de Tradições Gaúchas – CTG.

Assim a Marlise Paz dos Santos, trouxe informações sobre o Movimento Social ao qual faz parte, intitulado:  Movimento Contestação. Na qual tem por objetivo promover a inclusão de estudantes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E assim desenvolveu a problematização acerca das cotas em tal universidade como também questões étnicas.

Sendo que tal movimento social desenvolve um Blog para maiores informações e reflexões acerca da inclusão e a luta pela igualdade dos estudantes nas universidades. Segue o link: www.movimentocontestacao.blogspot.com.

Logo após a Mestranda Letícia Maria, desenvolveu sua discussão problematizando o espaço ocupado pelo negro no Centro de Tradições Gaúchas – CTG. Sendo que para realizar tal análise utilizou-se de três conceitos: Ideologia, raça e tradição.

Em relação ao conceito de Ideologia destacou que tal conceito é uma tentativa de fasear a realidade em favor de interesse de uma determinada classe social. Tal ideologia seria como um véu para que o real não se percebesse e assim se utilizam de elementos discursivos para estabelecer relações de poder.
Se tratando do conceito de raça, no século XVIII e XIX, tal conceito seria utilizado pela sociedade para se estabelecer hierarquias, isto é,  separar socioeconomicamente os sujeitos em classes sociais. No século XX o conceito de raça adquire outra significação. Torna-se um conceito de uso político para afirmar os indivíduos na sociedade.

E o Tradicionalismo surgiu na década de 60, e tem por objetivo organizar o Centro de Tradições Gaúchas, institucionalizando o mesmo. Assim, a relação entre estes três conceitos pode-se perceber na problematização chave da pesquisa, isto é, quais são os elementos para as produções discursivas sobre o negro do Centro de Tradições Gaúchas.

Assim o professor coordenador Nadir Lara Junior trouxe reflexões e questionamentos sobre a discussão e após o debate ficou aberto para perguntas.

Professor Nadir Lara Junior e Marlise Paz dos Santos


Estudante de Ciências Sociais: Marlise Paz dos Santos e a Mestranda: Letícia Pereira Maria

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação